• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

Belo Horizonte dispõe de ampla gama de atrativos turísticos e culturais de qualidade: é a cidade que mais ampliou a oferta de produtos turísticos nos últimos anos (Ministério do Turismo – 2015), sendo reconhecida pelas boas práticas estabelecidas. A cidade vem qualificando a oferta de serviços e atraindo novos negócios, alcançando o 5º maior PIB entre os municípios brasileiros, com o setor terciário respondendo por 86% do total das nossas riquezas.

 

A criatividade está no DNA belo-horizontino e manifesta-se na cidade de diversas formas. Embora mineiro tenha a fama de ser quietinho, além da gastronomia, algumas dessas manifestações são reconhecidas mundialmente.

Pratos Locais

01

Pão de Queijo

Local:

Mas os destaques ficam para o maravilhoso Caprese, recheado com muçarela de búfala, tomate confit, manjericão e molho pesto de couve e castanha do Pará; e o recheado com pernil suíno de lata, queijo minas e chutney de maçã.

E tem mais! A cada dia da semana, o pão de queijo tradicional da casa é preparado com um tipo de queijo diferente, que é pra ninguém dizer que tá enjoado.

Feijão Tropeiro Mineiro

Local:

O feijão tropeiro é um prato típico associado às culinárias locais dos estado de Minas Gerais. O nome do prato faz alusão à atividade comercial que surgiu a partir do século XVII que visava a integração principalmente de povoados das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. É composto de feijão misturado à farinha de mandioca, torresmo, linguiça, ovos, alho, cebola e outros temperos.

Bambá de Couve

Local:

A culinária mineira é sempre bem-vinda por aqui, esse Bambá de Couve será um sucesso nos dias frios de outono e inverno nesse ano maluco que estamos tendo por aqui. É uma receita que leva poucos ingredientes e até posso dizer que é fácil de preparar, se você não tem tanta experiência na cozinha, conseguirá fazer.

Um prato de origem da cidade de Ouro Preto, nascido na senzala, aonde um mingau de fubá salgado é enriquecido com carnes. Em outros distritos mineiros, é conhecido também como “mingau-de-couve“. Além da lingüiça, requer costelinha, toucinho, tudo previamente bem frito, podendo-se ou não adicionar o ovo ao mingau.

Explore e Descubra em Belo Horizonte

-

Conheça mais sobre as outras Cidades Criativas

Navegue pelo mapa, conheça as cidades criativas e explore uma das cidades gastronômicas do Brasil.

Up Florianópolis Up Paraty Up Belo Horizonte Up Belém Up
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 contato@observagastronomia.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório da Gastronomia das Cidades Criativas. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre a rede produtiva da gastronomia nas Cidades Criativas Unesco.