A Cozinha do Bom Pescador

Publicado em 2012 Autor: Narbal Corrêa

A publicação, uma autobiografia do chef-mergulhador - ou mergulhador-chef -, apresenta de forma narrativa o seu passado e sua ligação com o mar, mostrando ao leitor sua trajetória na cozinha, ao mesmo tempo que desvela os segredos culinários das suas receitas de peixe e frutos do mar. Leitura obrigatória para os amantes da boa comida, do mar e estudantes e profissionais da gastronomia e áreas afins.

Alimentos Regionais Brasileiros

Publicado em 2015 Autor: Ministério da Saúde/ Anvisa

Este material pretende resgatar e despertar o interesse para a vasta quantidade de alimentos regionais presentes em todas as regiões brasileiras e típicos da nossa flora e fauna, de forma a contribuir para a melhoria da alimentação da população. Além disso, constitui um instrumento de educação alimentar e nutricional que pode ser utilizado por profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros, buscando a valorização dos alimentos existentes no país.

Aventuras na cozinha da escola

Publicado em 2019 Autor: Emanoelle N. Fogaça Marcos; Marcela Krüger Corrêa; Nicole Pelaez; Vanessa Fernandes Davies (Orgs.)

São 12 receitas salgadas e 17 receitas doces que vão renovar o cardápio escolar e trazer saúde sem abrir mão do sabor, com opções para estimular a descoberta de novos gostos e o apetite dos alunos. Primamos pelo equilíbrio nutricional, pelo sabor que possa agradar ao público infantil, pela praticidade e pela inovação. O livro traz fotos coloridas de todas as receitas, o que pode auxiliar na elaboração dos cardápios do dia-a-dia. Os nomes descritos no sumário foram pensados de modo a destacar os principais ingredientes de cada receita, o que também permite uma escolha mais fácil, de acordo com o que há disponível no momento.

Aventuras na cozinha: descobrindo sabores

Publicado em 2017 Autor: Caroline Daufemback Henrique; Emanoelle Nazareth Fogaça Marcos; Mariana Kilpp Silva; Nicole Pelaez; Patrícia Matos Scheuer; Vanessa Fernandes Davies (Orgs.)

O principal objetivo é incentivar o consumo de alimentos comumente rejeitados pelas crianças – porém, essenciais para uma boa alimentação – tais como frutas, verduras, legumes, grãos de leguminosas e cereais integrais. Esse incentivo vem embrulhado com a deliciosa roupagem da gastronomia, que com suas técnicas e dicas torna tudo mais gostoso. As características de baixo custo e praticidade estão também presentes na maioria das receitas, mas todas têm em comum o fato de serem saudáveis e nutritivas e vêm acompanhadas de informação nutricional e comentários.

Berbigão do Boca – receitas que fazem história

Publicado em 2021 Autor: Fábia Hafermann (org.)

São 60 receitas que representam o berbigão. Cada receita foi estudada e executada de forma original, de acordo como criaram seus cozinheiros, para que não se perdesse a sua essência. As imagens fotográficas resumem a cultura e riqueza de pratos elaborados por dignos foliões dessa festa que existe há 30 anos e é Patrimônio Cultural Imaterial de Florianópolis. Este lançamento da Editora Senac Santa Catarina é resultado de pesquisas bibliográficas, entrevistas e conversas com as personalidades mais brejeiras em relação aos temas aqui abordados – A festa do Berbigão do Boca, o Carnaval na Ilha de Santa Catarina e o Festival Gastronômico Prato de Berbigão.

Butiá para todos os gostos

Publicado em 2022 Autor: Embrapa - Jussara Pereira Dutra; Antônio Augusto Mendes dos Santos; Rosa Lía Barbieri; Marene Machado Marchi

Sabores do butiá: delícias construídas ao longo do tempo; Os butiás, os lugares, as pessoas e as receitas; Receitas desenvolvidas por apreciadores do butiá; Receitas desenvolvidas por instituições de ensino; Receitas elaboradas por chefs de cozinha; O movimento Slow Food e o butiá; O butiá e suas possibilidades de uso culinário e gastronômico; Índice das receitas.

Cartografia social do território tradicional da pesca artesanal da tainha no Campeche

Publicado em 2021 Autor: Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche

Autoria dos pescadores artesanais e demais integrantes da comunidade de pesca do distrito do Campeche, e também do Projeto Tekoá Pirá, Projeto de Base Comunitária. A Cartografia Social busca mapear grupos sociais, descrevendo-os e georreferenciando-os, com base no que é considerado relevante pelo próprio grupo. Dessa forma, lideranças e membros das comunidades são os sujeitos na seleção do que consta no mapa. Essa cartografia propõe mapear o território tradicional da pesca artesanal da tainha do Distrito do Campeche em Florianópolis, Santa Catarina, utilizado pelos pescadores artesanais da tainha, suas famílias e comunidade. As informações contidas nesse mapa social trazem o que os autores querem registrar nesse momento, em uma linha de vida, de passado, presente e futuro: seus locais de memória, suas lutas e conquistas, sua relação com a pesca e com o território. Também traz seus olhares sobre o que almejam e reivindicam. A comunidade de pesca artesanal do Campeche busca, também com esse registro espacial, textual e em imagens, se fazer reconhecer e respeitar a sua forma de viver e se desenvolver.

Cartografia social do território tradicional da pesca artesanal da tainha no Campeche – MAPA

Publicado em 2021 Autor: Associação dos Pescadores Artesanais do Campeche

Mapa em alta resolução do Livro: "Cartografia social do território tradicional da pesca artesanal da tainha no Campeche"

Cidades Criativas: Vocação e Desenvolvimento

Publicado em 2018 Autor: Mary Sandra Guerra Ashton

Este livro é parte de um processo amplo de reflexão sobre as cidades criativas e reúne o conhecimento resultante de projeto de pesquisa em andamento na Universidade Feevale, intitulado Cidades Criativas e Turismo: análise das dinâmicas de produção e consumo turístico e seu reflexo no desenvolvimento, que teve fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, contemplado na Chamada 43/2013 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, processo Nº 408841/2013-3.

Dos Sabores aos Saberes: discussões acerca da gastronomia em Belo Horizonte e Minas Gerais

Publicado em 2019 Autor: Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte

A elaboração desse material foi um dos projetos apresentados pela Belotur durante a candidatura de Belo Horizonte à Rede de Cidades Criativas da Unesco, pela Gastronomia. Em outubro de 2019, a capital recebeu a designação e passou a integrar o grupo de cooperação internacional entre cidades que têm atividades criativas como propulsoras do desenvolvimento sustentável.

1 2
Endereço: CIA Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis - SC (48) 3251.0595 contato@observagastronomia.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório da Gastronomia das Cidades Criativas. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre a rede produtiva da gastronomia nas Cidades Criativas Unesco.