• facebook
  • youtube
  • instagram
  • flickr
  • linkedin
  • twitter

A Cozinha do Bom Pescador

Publicado em 2012 Autor: Narbal Corrêa

A publicação, uma autobiografia do chef-mergulhador - ou mergulhador-chef -, apresenta de forma narrativa o seu passado e sua ligação com o mar, mostrando ao leitor sua trajetória na cozinha, ao mesmo tempo que desvela os segredos culinários das suas receitas de peixe e frutos do mar. Leitura obrigatória para os amantes da boa comida, do mar e estudantes e profissionais da gastronomia e áreas afins.

A gastronomia típica da Ilha de Santa Catarina: um elemento de importância para o turismo cultural

Publicado em 2012 Autor: Bianca Oliveira Antonini

Este trabalho pretende demonstrar que, passados 250 anos, culturalmente não se pode mais utilizar a terminologia “gastronomia açoriana” nos restaurantes da Ilha de Santa Catarina como um diferencial no marketing turístico, cultural e gastronômico da restauração. Muitos dos hábitos alimentares trazidos pelos açorianos foram modificados não só pelo clima, mas também devido à ausência de produtos básicos da sua alimentação original e pela influência das novas culturas alimentares pertencentes aos índios, considerados nativos da ilha e dos vicentistas, seus primeiros povoadores. Ao longo do tempo a cultura alimentar deu origem a uma nova gastronomia típica, formada por várias culturas.

Alimentação e culinária na cultura dos descendentes de açorianos em Santo Antônio de Lisboa – Florianópolis (Ilha de Santa Catarina – Brasil)

Publicado em 2010 Autor: Rose Maria Martins Gomes de Sousa

O tema condutor do trabalho reside na análise da comida identificada como açoriana, como parte das reivindicações identitárias de habitantes de Florianópolis, Santa Catarina - Brasil. Com esse efeito, estudamos Santo Antônio de Lisboa, localizado no norte da Ilha, uma das localidades onde se instalaram as primeiras comunidades de imigrantes açorianos, em meados do Século XVIII (1748-56), e que portanto, nas últimas décadas, assim como por toda Ilha tem vindo a reivindicar uma cultura de matriz açoriana. Pretendemos com este estudo de caso contribuir para a análise do papel da alimentação e da cozinha na construção das identidades colectivas. O trabalho se desdobrará em várias dimensões temáticas: uma síntese de bibliografia oriunda da antropologia e sociologia da alimentação; a questão da identidade relacionada com a alimentação e a cozinha; a história dos imigrantes açorianos em Santa Catarina, Florianópolis e Santo Antônio de Lisboa; a alimentação e a culinária no Arquipélago açoriano e na ilha de Santa Catarina. Dá-se um destaque particular ao seu objectivo central: a exaltação da identidade açoriana, reivindicada pelos habitantes locais, através da alimentação e da culinária.

Alimentos Regionais Brasileiros

Publicado em 2015 Autor: Ministério da Saúde/ Anvisa

Este material pretende resgatar e despertar o interesse para a vasta quantidade de alimentos regionais presentes em todas as regiões brasileiras e típicos da nossa flora e fauna, de forma a contribuir para a melhoria da alimentação da população. Além disso, constitui um instrumento de educação alimentar e nutricional que pode ser utilizado por profissionais de saúde, educação, assistência social, entre outros, buscando a valorização dos alimentos existentes no país.

Aventuras na cozinha da escola

Publicado em 2019 Autor: Emanoelle N. Fogaça Marcos; Marcela Krüger Corrêa; Nicole Pelaez; Vanessa Fernandes Davies (Orgs.)

São 12 receitas salgadas e 17 receitas doces que vão renovar o cardápio escolar e trazer saúde sem abrir mão do sabor, com opções para estimular a descoberta de novos gostos e o apetite dos alunos. Primamos pelo equilíbrio nutricional, pelo sabor que possa agradar ao público infantil, pela praticidade e pela inovação. O livro traz fotos coloridas de todas as receitas, o que pode auxiliar na elaboração dos cardápios do dia-a-dia. Os nomes descritos no sumário foram pensados de modo a destacar os principais ingredientes de cada receita, o que também permite uma escolha mais fácil, de acordo com o que há disponível no momento.

Aventuras na cozinha: descobrindo sabores

Publicado em 2017 Autor: Caroline Daufemback Henrique; Emanoelle Nazareth Fogaça Marcos; Mariana Kilpp Silva; Nicole Pelaez; Patrícia Matos Scheuer; Vanessa Fernandes Davies (Orgs.)

O principal objetivo é incentivar o consumo de alimentos comumente rejeitados pelas crianças – porém, essenciais para uma boa alimentação – tais como frutas, verduras, legumes, grãos de leguminosas e cereais integrais. Esse incentivo vem embrulhado com a deliciosa roupagem da gastronomia, que com suas técnicas e dicas torna tudo mais gostoso. As características de baixo custo e praticidade estão também presentes na maioria das receitas, mas todas têm em comum o fato de serem saudáveis e nutritivas e vêm acompanhadas de informação nutricional e comentários.

Berbigão do Boca – receitas que fazem história

Publicado em 2016 Autor: Fábia Hafermann (org.)

São 59 receitas que representam o berbigão. Cada receita foi estudada e executada de forma original, de acordo como criaram seus cozinheiros, para que não se perdesse a sua essência. As imagens fotográficas resumem a cultura e riqueza de pratos elaborados por dignos foliões dessa festa que existe há 25 anos. Este lançamento da Editora Senac Santa Catarina é resultado de pesquisas bibliográficas, entrevistas e conversas com as personalidades mais brejeiras em relação aos temas aqui abordados – A festa do Berbigão do Boca, o Carnaval na Ilha de Santa Catarina e o Festival Gastronômico Prato de Berbigão.

Cartilha de Orientação para Preparo, Armazenamento e Delivery

Publicado em 2020 Autor: Observatório da Gastronomia

Esta Cartilha de orientação para recebimento, preparo e delivery foi elaborada para orientar consumidores finais, entregadores e a equipe responsável pela produção do alimento sobre os cuidados redobrados neste período de pandemia. O conteúdo está pautado nas resoluções da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e orientações governamentais. A melhor estratégia para diminuir o risco de contaminação é a informação.

Cidades Criativas: Vocação e Desenvolvimento

Publicado em 2018 Autor: Mary Sandra Guerra Ashton

Este livro é parte de um processo amplo de reflexão sobre as cidades criativas e reúne o conhecimento resultante de projeto de pesquisa em andamento na Universidade Feevale, intitulado Cidades Criativas e Turismo: análise das dinâmicas de produção e consumo turístico e seu reflexo no desenvolvimento, que teve fomento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, contemplado na Chamada 43/2013 – Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, processo Nº 408841/2013-3.

Decreto nº 6871/2009 – Padronização, classificação, registro, inspeção, produção e fiscalização de bebidas

Publicado em 2009 Autor:

Regulamenta a Lei no 8.918, de 14 de julho de 1994, que dispõe sobre a padronização, a classificação, o registro, a inspeção, a produção e a fiscalização de bebidas.

1 2 3 4
Endereço: Acate Downtown Rua Felipe Schmidt, 853 Centro - Sala 02 Florianópolis | SC 48 3251 0595 contato@observagastronomia.com.br
Fique por dentro de tudo que acontece no Observatório da Gastronomia das Cidades Criativas. Inscreva-se em nosso newsletter para receber as principais informações e notícias sobre a rede produtiva da gastronomia nas Cidades Criativas Unesco.